quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Automação Residencial - Arduino


Antes de reformar elabore um projeto para a automatização de sua residência, se você esta em dúvida sobre o que é automação residencial vamos ao a uma breve explicação . Já pensou após um longo dia de trabalho chegar em casa e encontrar sua banheira cheia na temperatura que você quiser, com as luzes de seu jardim acesas, quando abrir a porta começar tocar aquela música que você adora por todos o cômodos e tudo isso comandado do seu celular, isso é muito mais é possível através da automação residencial.

Arduino e display de automação residencial
Arduino e display de automação residencial


>> Entendendo 

  Vamos há uma explicação mais elaborada, a automação residencial esta relacionada ao uso do computador e da tecnologia da informação para controlar aplicativos residenciais. Os sistemas podem abranger desde um simples controle remoto que permite ligar uma luz, até um complexo hardware controlado pela internet com vários estágios de automação. A automação residencial surgiu para aumentar o conforto, segurança e economia dentro de uma residência.

Sistema de automação residencial
Sistema de automação residencial


>> Funcionalidades

   Podemos ter vários níveis de automação desde uma simples lâmpada ligando quando uma pessoa entra na sala, até a identificação dos moradores e a customização individual ajustando a intensidade da luz, temperatura, música, filme e muito mais.

Ligando lâmpadas com o celualar
Ligando lâmpadas com o celualar

   Para conseguirmos evitar tragédias como a do incêndio na boate Kiss em Santa Maria podemos instalar junto ao sistema de automação um sistema de detecção de fumaça e fogo, que podem receber diversas programações como em caso de incêndio ou fumaça o sistema pode começar a piscar todas as luzes da casa como forma de alerta, ou se a casa tiver um sistema de Home Theater o sistema pode desligar todos os equipamentos de áudio e vídeo para evitar distrações ou emitir um aviso sonoro. O sistema pode ligar para seu celular, vizinho ou corpo de bombeiros informando o endereço, e o que esta acontecendo.

automatização residêncial
Sistema de Home Theater  automatizado


>> Escolha

   Temos várias soluções de automação residencial, basta saber qual cabe no seu bolso. Como solução mais barata temos o Arduino que nada mais é do que uma placa que armazena ou recebe comandos e libera impulsos de energia para um relê permitindo abrir e fechar portões, ligar e desligar lâmpadas ou qualquer objeto em sua casa, mas essa placa quando conectada aos shields ganham um poder incrível, com os shields que são acoplamentos temos as mais variadas possibilidades, podemos colocar um shield wi fi e controlar toda a casa via wifi, temos o shield ethernet que possibilita ligar o arduino a uma rede ou a internet, temos shield's detectores de fumaça, movimentos e obstáculos, infravermelho e centenas de outros mais. E tudo isso com um custo muito baixo já que o Arduino é uma plataforma Open Source (Livre), mais para frente montaremos um tutorial de como podemos ligar as luzes da nossa casa pelo Arduino. Temos soluções já montadas que controlam toda a casa desde ás cortinas até a irrigação do jardim, mas com custos um pouco elevados.

Arduino + shields
Arduino + shields 


Arduino com relógio
Arduino com relógio
Controle de automação residencial
Sistema de controle de automação

Clique aqui para imprimir o artigo
Reações:

4 comentários:

  1. Parceiro muito intereçante gostaria de entrar neste ramo mas por onde preciso começar?
    valeu, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Vocês teriam um kit (projeto) completo com os componentes e softwares para automatizar uma sala, por voz e por celular e um passo-a-passo para montar para vender?

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua visita!

Grande Abraço

Pin It button on image hover