quarta-feira, 6 de março de 2013

Bonsai na decoração



Bonsai na decoração

   O bonsai foi uma arte criada na China por volta dos anos 200 dc os chineses cultivavam árvores e arbustos em vasos de cerâmica elas eram conhecidas como Penjing. Depois os japoneses ganharam a fama pois eles aperfeiçoaram as técnicas de cultivo do Bonsai.

   O Bonsai é uma ótima prática para relaxamento e terapia e ela se desenvolveu bastante nesses últimos 200 anos e ganharam todo o mundo. Apesar de parecer um hobby muito complicado e que exigem muitos cuidados o trabalho não é muito diferente de tomar conta de plantas em vasos, devemos ter uma boa adubação e cuidado com as podas.

   O bonsai exige muita paciência e até alguma habilidade artística para moldar as raízes, direcionar os galhos etc.

   Acredita-se que o bonsai representa boa sorte e que atrai muito dinheiro mas isso fica de lado quando conhecemos o verdadeiro sentido do Bonsai... Mas na dúvida já tenho minha figueirinha de bonsai...


Cuidados


   O bonsai tem uma restrição de crescimento por conta do vaso por isso sempre devemos ter cuidado com suas raízes devemos fazer a poda dela pelo menos uma vez por ano e retirar as raízes mais grossas pois as raízes mais finas absorvem mais nutrientes.

   Devemos procurar adubos com menor concentração de nitrogênio pois ele provoca um crescimento acelerado das folhas e faz com que elas fiquem maiores também.

   Devemos regar o bonsai somente quando observarmos que a terra está seca pois, o excesso de água pode prejudicar a planta, para ver se a terra está seca devemos colocar o dedo na terra para detectar a umidade  se estiver seco colocamos água no vasinho até ela escorrer por baixo do vaso.



   A troca da terra deve ser realizada com menor intensidade em plantas jovens e com grande abundancia de folhagem, a terra deve ser trocada porque com o tempo a terra não consegue mais fornecer para planta todos os nutrientes que ela precisa nem com a ajuda do adubo.

   Devemos fazer a poda para manter o formato que queremos do nosso bonsai, podemos utilizar arame para guiar o crescimento de novo ramos ou para dar o formato desejado. Devemos podar o bonsai para fazer parecer que seus pequenos galhos pareçam galhos de uma árvore em tamanho natural.


Algumas dicas são tornar o tronco visível removendo suas brotações pequenas; Limpeza da copa removendo as folhas muito próximas a ele; Poucos galhos na sua base deixando eles mais aparentes na parte superior.


Poda Bonsai


Devemos pesquisar bem sobre a espécie antes de fazer qualquer manipulação pois cada uma tem um cuidado diferenciado.


Decoração


   Para fazer parte da sua decoração devemos escolher o bonsai apropriado para o local que você deseja decorar se for em uma sala devemos escolher uma espécie que não necessite de incidência direta dos raios solares, que a claridade vinda de uma janela baste. Ou devemos todo dia levar ela para tomar um banho de sol, cada espécie necessita de um cuidado especial.


   Tenho um bonsai de figueira, ele fica em cima de uma mesinha na varanda onde recebe boa iluminação e no período da manhã recebe incidência direta de raios solares, a planta vem se comportando positivamente, logo logo terei a segunda leva de frutos...



bonsai bougainville
Bonsai Bougainville
Bonsai Acer

Clique aqui para imprimir o artigo
Reações:

0 Posts:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua visita!

Grande Abraço

Pin It button on image hover