quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Diferença entre os tipos de tinta

   Temos uma infinidade de tintas para os mais variados tipos de trabalhos e é por isso que devemos conhecer qual vamos comprar para obtermos um bom resultado. O mercado oferece uma grande variedade de tipos de tintas e massas tanto para uso interno quanto externo, o que pode causar certa dúvida na hora da compra e para ajudar você nessa difícil missão vamos ver os tipos mais comuns de tinta. 

   Procurar conhecer um pouco sobre a tinta que você vai usar é muito importante porque cada tinta serve para ser aplicada em um determinado ambiente e para um melhor resultado e um resultado mais duradouro devemos tomar cuidado ao comprar a tinta. Abaixo vamos conhecer alguns tipos de tintas e suas principais aplicações. 

Tinta látex PVA 

    A tinta PVA é uma das mais conhecidas, facilmente encontrada em qualquer depósito de construção seu uso é indicada para áreas internas. O PVA vem do nome deu um polímero o polyvinyl acetate que tem como característica predominante sua alta adesividade. 

Tinta Látex PVA
Tinta látex PVA

   A tinta PVA é solúvel em água, o que facilita muito trabalhar com ela, pinceis e rolos podem ser preparados com água. A tinta PVA é indicada para ambientes internos é de fácil aplicação e pode ser facilmente reaplicada, tem secagem bem rápida e baixo odor.

  Ela não é indicada para ambientes externos ou que recebam umidade pois ela mofa e pipoca facilmente, a tinta látex também é difícil de ser limpa. 

Tinta Acrílica 

A tinta acrílica tem características semelhantes a tinta látex, o que muda que ela recebe resinas acrílicas em sua composição o que garante uma alta impermeabilidade, sua secagem também é rápida. 

Podemos utilizar a tinta acrílica em áreas externas e molhadas como muros externos, banheiro, cozinha. Ela pode ser lavada ao contrario da tinta PVA. Quando for usar tinta acrílica use também a massa acrílica para garantir a eficácia do produto. 

Seu acabamento é mais brilhante, e seu custo é mais elevado. 
Tinta Acrílica
Tinta Acrílica

Tinta Esmalte Sintético 

 O esmalte sintético não é solúvel em água, para diluir esta tinta devemos utilizar a aguarrás, não utilize o thinner pois ele é mais forte e sua secagem e de fora para dentro o que pode causar rugas na pintura e perda do brilho. 

 Sua maior indicação é para superfícies de madeira e metal e garantem um excelente acabamento, o esmalte forma uma camada bastante resistente por cima da superfície que pode ser facilmente lavada, quando aplicada ela é facilmente reconhecida pelo seu alto brilho. 

 Sua remoção pode ser feita com thinner em superfícies como o metal e com alguns produtos em forma de espuma que se encontram no mercado que trincam toda a tinta facilitando sua remoção com uma espátula.  Para removéla da madeira sem um produto específico pode ser um bom exercício pois ela entra pelas fissuras da madeira tornando o lixamento muito trabalhoso. 

 O esmalte sintético não deve ser usado em paredes pois é fácil o aparecimento de bolhas e o descascamento. 

 Pode ser encontrado em embalagens de 900ml , 3.8 L e algumas marcas em latas de 18L.

Esmalte Sintético
Esmalte Sintético


Tintas Epóxi

A tinta epóxi é uma tinta industrial a base de epóxi bastante utilizada na construção civil e industrial, sua utilização é bastante comum em superfícies como aço, ferro, pisos de quadra de esportes, garagem, azulejos... 

 A tinta epóxi é bastante utilizada em pequenas reformas revestindo azulejos e pisos. A tinta é mais facilmente encontrada no acabamento acetinado, mas também podemos encontrar ela no fosco e brilhante. 
Azulejo Pintado com tinta Epóxi
Azulejo Pintado com tinta Epóxi
 A tinta epóxi é de simples manuseio sua aplicação pode ser feita através de um pincel, rolo, trincha e compressor, a tinta já vem pronta para o uso. 
Tinta Epóxi em quadra de esportes
Tinta Epóxi em quadra de esportes

 Seu preço é um pouco caro na média de R$ 180,00 o galão.

Tipos de Acabamento

   Podemos encontrar as tintas nos acabamentos fosco, acetinado, semi-brilho, brilho, alto-brilho, martelado, perolizado, etc.
   Vamos ver uma tabela dos ambientes e os tipos de tintas que são mais utilizados:


Fosco : O acabamento fosco não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades nas paredes e tetos

Acetinado: Já o acabamento acetinado possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho. Sua intensidade de brilho também tem a capacidade de disfarçar imperfeições da parede e, normalmente, é uma versão que garante aquele “toque de seda” muitas vezes descrito na própria embalagem da tinta.

Semi-brilho: O acabamento semibrilho é o que proporciona maior brilho e reflexos intensos. Indicado para superfícies sem imperfeições, fica bem em portas, batentes e janelas. Antigamente, só existiam versões à base de solvente; hoje em dia já são fabricadas tintas brilhantes à base de água.






Clique aqui para imprimir o artigo
Reações:

10 comentários:

  1. Muito legal a matéria.

    Nunca imaginaria que a tinta de quadra era epóxi. É vivendo e aprendendo...

    Abraços Arthur.

    ResponderExcluir
  2. Muito útil parabéns,tem ótimas dicas um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Você citou aqui que pode ser encontrada a tinta epóxi com o acabamento fosco, porém não encontro este produto em lugar nenhum. Você conhece alguma marca para me indicar?
    rafael@monacosiani.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo, se não me engano tem ela fosca da Luztol

      Excluir
  4. Boa noite!
    Comprei a tinta da marca Novacor para azulejos, um branco acetinado e gostaria de saber se essa tinta é boa, pois não vem nada dizendo que ela é epoxi.
    Antes de abrir a tinta gostaria de ter mais informações.
    Comprei na Leroy Merlyn e caso nao seja boa irei trocar pela da Suvinil.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Será que só no nordeste se encontra tintas Hidracor? É uma tinta em pó solúvel em água.
    Na internet ninguém menciona esse tipo de tinta.

    ResponderExcluir
  6. Dicas excelentes! Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua visita!

Grande Abraço

Pin It button on image hover