quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CUB - Custo Unitário Básico - Custo da obra

   O Custo Unitário Básico (CUB/m²) serve para disciplinar o mercado de construções imobiliárias, serve também  para determinar o custo de imóveis, sua credibilidade é tamanha que vem sendo utilizada como indicador macroeconômico para determinar custos da construção civil.

   Cada estado tem seu indicador, em goiás podemos encontrar a tabela no site do Sinduscon, nessa tabela  podemos ver os custos médios para a construção, a tabela mostra 3 faixas de padrões de construção o padrão baixo, normal e alto. A tabela também vem segmentada por diversas faixas de projeto, são eles:

R-1 = Residencial Unifamiliar ou seja destina-se a abrigar apenas uma família, 1 pavimento

PP-4 = Prédio Popular, 4 pavimentos.

R-8 = Residência Multifamiliar destina-se a mais de uma família, 8 pavimentos.

R-16 = Residência Multifamiliar, 16 pavimentos.

PIS = Projeto de Interesse Social.

CAL = Comercial Andar Livre.

CSL = Comercial Salas e Lojas.

   A tabela também nos mostra como são calculados os CUB's, e a remuneração media por hora de serviço de serventes, pedreiros e engenheiros.
   A tabela não inclui alguns custos como fundação, muros, paisagismo, portões...

Clique aqui para imprimir o artigo
Reações:

2 comentários:

  1. Senti na pele isso agora que terminei de construir minha casa, acho que comprar feita sairia mais barato =/ seguindo o blog ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cruel é que comprar feita muitas vezes agente não sabe a qualidade dos materiais utilizados, e podem acontecer muitos problemas, de todo jeito é complicado agora você pegar para tocar a obra se não tiver uma equipe boa os problemas podem aparecer da mesma forma, o negocio é achar mão de obra qualificada e produtos de boa qualidade.

      Excluir

Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua visita!

Grande Abraço

Pin It button on image hover