quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Instalação Elétrica

   Instalação robusta para uma casa pequena. Foram utilizados na parte elétrica desta casa mangueiras corrugadas de 1" para passagem subterrânea dos cabos, foram usados para fazer a ligação do padrão até o quadro de distribuição cabos Syntenax de 10mm, cinza para fase, azul para neutro e verde para o aterramento; também foram utilizados fita de alta fusão 3m, emendas de pressão, conectores e 3 barras de 2,40m de cobre, caixas de inspeção fabricadas por mim. (Veremos em outro Post)
Materiais para instalação elétrica.

Caixa de passagem.
   Para fazer a caixa de passagem basta utilizar tijolo comum e massa de cimento e ir colocando tijolo sobre tijolo intercalando os níveis. Na imagem podemos ver os fios chegando do padrão. Agora vamos a fixação das barras de aterramento: Podemos abrir um pequeno buraco de cerca de 30 cm ² para a posterior instalação da caixinha de passagem e para ir adicionando água ao solo para facilitar a inserção das hastes no solo muito seco.
Hastes de cobre sendo inseridas ao solo.

   Para facilitar a inserção e não danificar a extremidade superior das hastes usei um pedaço de madeira com um furo feito com uma broca para madeira para encaixar na haste, não deixando que a haste amace quando formos bater a marreta.
Madeira para receber o impacto da marreta.

Conectando as hastes de cobre.
Após a inserção das hastes de cobre é hora de interligar as hastes de cobre, no projeto acima as hastes foram fixadas em linha por falta de espaço, quando tiver espaço podem ser fixadas na posição de triângulo para unir as hastes trancei 2 fios de 10 mm desencapado.

Conectores de aterramento.
Foram usados conectores de aterramento para fazer a junção da haste ao fio de cobre.






Clique aqui para imprimir o artigo
Reações:

0 Posts:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua visita!

Grande Abraço

Pin It button on image hover