domingo, 27 de janeiro de 2013

Instalação de Coifa

Analisar cenário...


Primeiramente devemos analisar aonde a coifa será instalada, devemos providenciar um ponto de energia que ficará escondido dentro do duto, tirar a medida do fogão, medir a altura do fogão até o teto. Na foto abaixo estava preparando os fios de 2.5mm para ligar a coifa.


Preparando fios para fazer plug da coifa.




Gabarito...


Agora vamos as marcações, primeiramente devemos medir o tamanho do fogão e fazer uma marcação no meio do fogão para servir de guia para a marcação da coifa, a base da coifa deve ficar a uma distância de 60 e 80 cm do fogão. Depois traçamos uma linha com o nível para que ela não fique torta, depois de traçar esta linha colocamos  o gabarito de furação em cima da linha e fazemos as marcações dos furos.
Nível para fazer as marcações
Neste modelo de 90 cm da Fischer o gabarito tem 6 furos e 2 suportes. Após fazer as marcações dos furos traçamos uma linha com o uso do nível para facilitar na hora de fazer o furo e a coifa não ficar torta.


Furação...

Antes de fazer os furos pegue uma sacolinha de supermercado e coloque uma fita adesiva na parte de cima e grude na parede para evitar que o pó faça muita bagunça assim ele cai na sacolinha. Após isso é só fazer os furos, se você for furar a cerâmica uma dica importante e desligar o martelete até que você atravesse a cerâmica senão a mesma se quebrará com o impacto. 
Sacolinha com fita adesiva
Coifa Fischer
Furando as marcações do gabarito


Suportes...


Após fazer os furos é hora de colocar os suportes para fixação da coifa, as coifas já vem com as buchas e parafusos para fixação no meu caso eu troquei os parafusos pois achei os que vieram muito frágeis. Com a ajuda do nível parafuse o suporte principal.
Fixação de suporte

Fixação...

Após colocar o suporte devemos encaixar a parte de baixo da coifa e colocar os parafusos nos buraquinhos que ficam perto do filtro localizado na parte interna da coifa Feito isso é a hora de fazer a marcação dos dutos este modelo acompanha mais dois suportes é só encaixar os dutos um dentro do outro e puxar a parte de dentro par que encoste no teto e fazer as marcações para fazer os furos. Feito isso parafuse a parte inferior do duto e logo depois suba o duto superior e parafuse pelas laterais. Deixe para retirar os plásticos de proteção no final da instalação para evitar que a coifa fique como na foto abaixo.

Coifa sendo instalada



Coifa instalada e prontinha
 Cuidados !


Use sempre equipamentos de proteção( EPI ), no caso da coifa usei uma luva para evitar cortes no inox, protetor aricular por causa do barulho do martelete e um óculos de proteção, chave de teste para se os cabos estavam energizados. Tome muito cuidado com a instalação elétrica ou contrate uma pessoa capacitada para fazer a instalação.

Dúvidas ?!

Em casa de dúvidas sobre está instalação ou para sugestões favor deixar um post!






Clique aqui para imprimir o artigo
Reações:

9 comentários:

  1. Oi boa noite, é a primeira vez que entro no seu blog, estou iniciando a reforma do meu AP e gostaria de uma sugestão porque gostaria de instalar coifa mas o predio não tem aquela saida para a coifa o que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rosangela, a coifa vem com um filtro de carvão que você coloca nas extremidades do motor ai não precisa colocar o duto para fora de casa ;) ai você troca ele de tempos em tempos.

      Excluir
  2. Olá! Adorei a sua explicação, mas fiquei com uma dúvida... Queria saber se você precisou quebrar o forro, pois não tem fotos mostrando a parte de cima na hora do encaixe da coifa. Você a usou na versão "exaustor" ou na "depurador" (com o filtro de carvão). Se puder me explicar como proceder nas duas, ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adorei a sua explicação, mas fiquei com uma dúvida... Queria saber se você precisou quebrar o forro, pois não tem fotos mostrando a parte de cima na hora do encaixe da coifa. Você a usou na versão "exaustor" ou na "depurador" (com o filtro de carvão). Se puder me explicar como proceder nas duas, ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde utilizei a função depurador, mas aconselho quando possível utilizar a função exaustor pois não expalha o cheiro da comida pela casa...

      Excluir
  4. Boa tarde gostaria de saber de pode corta do duto nao tenho altura de parede para colocar ele enteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo pode sim mais procure cortar pela parte debaixo para não retirar as saídas de ar caso você esteja utilizando a mesma na função depurador e também ó corte ficará mais escondido ! ;)

      Excluir
  5. Boa noite, comprei uma coifa porém serei obrigado a cortar o duto devido à altura, até o momento já pesquisei e não achei ninguém que corta. Alguém tem ideia onde posso cortar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo, tenta levar nessas lojas que fazem móveis em inox para cozinha industrial, ou que trabalham com chapá de inox deve conseguir cortar fácil

      Excluir

Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua visita!

Grande Abraço

Pin It button on image hover